Chávez diz que Fidel não tem cancro - TVI

Chávez diz que Fidel não tem cancro

  • Portugal Diário
  • 16 dez 2006, 16:28

Mas admite que líder cubano trava grande batalha pela sua saúde

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, desmentiu sexta-feira que Fidel Castro sofra de cancro, mas admitiu que o líder cubano trava uma grande batalha pela sua saúde, noticia hoje a agência Lusa.

Chávez fez estas declarações aos membros da sua campanha eleitoral vitoriosa para a reeleição, a 03 de Dezembro, num encontro em que revelou ter conversado telefonicamente com o líder cubano na quinta-feira.

Inicialmente as agências noticiosas internacionais tinham anunciado que Chávez omitira qualquer referência ao estado de saúde de Fidel Castro, o qual, segundo o director dos serviços secretos norte-americanos, John Negroponte, estaria à beira da morte.

«Fidel não tem cancro, posso garantir-vos. Vi na imprensa de hoje que começaram a circular rumores de que Fidel estaria a morrer. Ontem (quinta-feira) encontrei-o bem, mas é certo que todos temos de morrer um dia. O que ele tem não é cancro, posso garantir», afirmou o presidente venezuelado.

«Sabemos que ele trava uma grande batalha (contra a doença)», referiu, contudo.

Fidel Castro, 80 anos, foi submetido a 27 de Julho a uma intervenção cirúrgica na sequência de uma hemorragia intestinal, supostamente provocada por doença cancerígena.

Quatro dias depois, Fidel cedeu provisoriamente o poder ao seu irmão Raul.
Continue a ler esta notícia