Casa: simulador online calcula benefícios para desempregados - TVI

Casa: simulador online calcula benefícios para desempregados

Novo simulador da Deco

Veja quais são as vantagens da moratória do Governo. Desempregados há 3 meses ou mais podem pedir para pagar só metade da prestação

Relacionados
A partir desta quinta-feira os consumidores desempregados podem beneficiar de um novo simulador online da mensalidade e juros, que foi disponibilizado pela Deco.

Segundo avança a Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores, num comunicado enviado à redacção da Agência Financeira, todos os desempregados com empréstimos para habitação «podem sair beneficiados desde que acedam à linha de crédito lançada pelo Governo para empréstimos à habitação» própria e permanente.

Uma medida que entrou em vigor dia 13 de Maio, depois de o Governo anunciar que iria ajudar os portugueses desempregados com dificuldades em suportar os encargos com os créditos que contraíram para comprar casa.

A Deco anuncia esta quinta-feira que, até ao final do ano, os desempregados há 3 meses ou mais, inscritos no centro de emprego, podem pedir para pagar só metade da prestação da sua casa, se contrataram o empréstimo até 19 de Março de 2009. «Este benefício é válido por 2 anos e prevê a redução até 500 euros mensais e 12 mil euros totais».

A meta passa por permitir que consumidores em risco de sobreendividamento acedam «a condições favoráveis, sem grande acréscimo no custo final».

Mas vamos a números.

Num empréstimo com uma prestação de 600 euros mensais, por exemplo, a moratória criada pelo Executivo reduz o encargo para 300 euros.

«Findo aquele período, retoma o pagamento normal e começa a reembolsar o crédito do Estado ao longo do restante prazo do empréstimo principal. A taxa de juro é reduzida (Euribor a 6 meses, menos 0,5%) e não tem outros custos associados», frisa ainda a Deco.

Para ter acesso a esta nova ferramenta clique aqui
Continue a ler esta notícia

Relacionados