Cerâmica: 153 empresas fecham portas em cinco anos - TVI

Cerâmica: 153 empresas fecham portas em cinco anos

fábricas

Menos 3 mil postos de trabalho

Relacionados
A Associação Portuguesa da Indústria Cerâmica (APICER) alertou esta quarta-feira para o encerramento de 153 empresas no subsector da cerâmica decorativa e utilitária nos últimos cinco anos, situação que levou ao desaparecimento de 3 mil postos de trabalho.

«São problemas que tenderão a agravar-se se não forem atalhados a tempo», alertou o vice-presidente executivo da APICER, José Luís Sequeira, à margem de um encontro que decorre em Alcobaça, citado pela Lusa.

A reunião, que junta autarcas de Alcobaça, Batalha, Porto de Mós e Nazaré, além de representantes da APICER, de empresários e dos sindicatos do sector, tem como objectivo juntar esforços de forma a sensibilizar as entidades governamentais para as dificuldades que o sector atravessa.

Segundo José Luís Sequeira, «é provável» que o emagrecimento do sector continue a registar-se, mas também o contrário: «Acredito que há condições para o sector dar o salto», disse.

«Todos podemos fazer alguma coisa», acrescentou, apontando, como exemplos, os custos do gás natural ou a redução das taxas da Segurança Social.

O mesmo responsável defendeu a necessidade de haver confiança, não apenas nas potencialidades do sector, como do sistema financeiro, sublinhando que as empresas vivem «com dificuldades de tesouraria que precisam de ser resolvidas».

O autarca reclamou ainda uma intervenção do Governo «ao nível dos reembolsos do IVA», na injecção de fluxos financeiros, na criação de programas de microcrédito e no preço da energia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados