Governo vai limitar subida do preço da electricidade - TVI

Governo vai limitar subida do preço da electricidade

lâmpada

Se ritmo de crescimento dos preços se reflectisse totalmente nas tarifas, aumento seria de 30% em 2009

Relacionados
Na semana em que anunciou lucros recorde, a EDP volta aos lamentos à volta do défice tarifário, mas o Governo anunciou que vai limitar a subida do preço da electricidade pela segunda vez em pouco mais de um ano, cita a «TSF».

No dia 30 deste mês, a EDP revelou que tinha fechado os primeiros seis meses deste ano com mais de 700 milhões de euros de lucro líquido. Mas agora revisita as queixas sobre o desencontro entre as tarifas da electricidade e os reais custos de produção.

Numa altura em que já começava a antecipar-se uma nova guerra de tarifas para 2009, o executivo decidiu tomar medidas.

CM aprova diploma que limita a actualização dos preços

É a segunda vez em pouco mais de um ano que o Governo decide limitar a subida do preço da electricidade. O Conselho de Ministros aprovou um diploma que limita a actualização real dos preços nos anos afectados por factores excepcionais.

Neste âmbito inclui-se a redução da produção hidroeléctrica causada por períodos de seca, a instalação de potência com tarifa excepcional ou uma tarifa acentuada dos preços dos combustíveis fósseis nos mercados internacionais.

É este último factor que está actualmente a afectar o mercado. Nos primeiros seis meses deste ano os preços da energia no mercado diário aumentaram quase 70%.

No ano passado a Entidade Reguladora do Sector Energético decidiu avançar para aumentos na ordem dos 15%. O Governo travou essa medida aplicando um aumento administrativo de 6%.

Para 2009 se o ritmo de crescimento dos preços da energia no mercado internacional se reflectisse totalmente nas tarifas o aumento seria de mais de 30%. É essa situação que o Executivo quer travar, mas anunciou por agora qual será o tecto máximo para o próximo ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados