Cada família pode poupar 10% nos custos energéticos - TVI

Cada família pode poupar 10% nos custos energéticos

Electricidade

Computador mesmo depois de desligado continua a consumir

Relacionados
A Quercus e a EDP concluíram que cada família pode poupar dez por cento ao ano nos gastos energéticos, depois de analisar o comportamento de 225 famílias. Os dois organismos aconselharam ainda algumas práticas para diminuir o consumo de energia, refere a «TSF».

A análise teve em conta os hábitos, a composição dos agregados familiares e o recheio de cada habitação e constatou que uma casa com uma criança ou com vários aparelhos informáticos e de entretenimento é potencialmente mais gastadora que as restantes.

Como poupar?

A coordenadora do projecto «Ecofamílias», uma parceria entre a EDP e a Quercus, disse que é possível diminuir os gastos energéticos com algumas práticas, como «desligar o stand-by do televisor ou acabar com os consumos off-power», já que «um computador mesmo depois de desligado continua a consumir sem dar indicação disso».

«Pode haver gestos simples com recurso a equipamentos muito baratos, como uma ficha com corte de corrente», acrescentou.

Ana Rita Antunes adiantou que existem «famílias que podem ter um potencial de poupança muito elevado» e exemplificou que, na análise conjunta, várias famílias mostraram «poupanças que iam até 200 euros por ano».

No final do estudo conjunto, cada família recebeu uma carta com recomendações específicas com o objectivo de aumentar ainda mais a poupança de energia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados