Banhos rápidos: é na higiene diária que o desperdício é maior, particularmente na hora de tomar banho. Se optar pelo duche pode poupar até 5.000 litros de água por mês. E se esse duche for de apenas cinco minutos poupa mais 1.300 litros.
Fechar a torneira: enquanto lava os dentes, as mãos ou faz a barba vá fechando a torneira. Pode poupar 2.700 litros. Num minuto de água a correr desperdiça 12 litros.
Lavar a loiça na máquina: com a carga completa, a poupança é muito eficiente e pode chegar aos 1.900 litros de água por mês. Mas se tiver de lavar a loiça à mão, opte por encher um alguidar. Poupa 360 litros.
Lavar a roupa na máquina: também nesta máquina a eficiência beneficia de uma carga completa. Se ainda assim não for possível evitar lavagens frequentes e com menor carga, selecione o programa de meia-carga.
Autoclismo: um autoclismo com duas possibilidades de descarga permite poupar mais de 1.500 litros de água por mês quando comparado com um autoclismo de descarga simples. E se o autoclismo tiver o depósito acessível, colocando uma garrafa com água no seu interior pode poupar litro e meio de água em cada descarga. Faça também uma utilização mais disciplinada dos sanitários.
Reaproveitar a água: enquanto espera pela água quente coloque um balde por baixo da torneira. Essa água poderá servir para o autoclismo, para limpezas, para regar as plantas ou o jardim.
Redutor de caudal: é fácil de adquirir numa qualquer superfície, de instalar e num piscar de olhos poupa 40% de água. É, porventura, a medida mais simples e eficaz.