Alenquer: 25 homens respondem por tráfico - TVI

Alenquer: 25 homens respondem por tráfico

  • Portugal Diário
  • 17 out 2007, 15:55

Rede traficava haxixe, heroína e cannabis nos concelhos de Alenquer, Azambuja e Cartaxo

O Tribunal de Alenquer começou esta quarta-feira a julgar 25 indivíduos pertencentes a uma alegada rede de tráfico de estupefacientes que operava nos concelhos de Alenquer, Azambuja e Cartaxo, noticia a Lusa.

O julgamento decorre no Depósito Público, em Vila Franca de Xira, devido ao número de arguidos e à exiguidade do Tribunal de Alenquer.

A acusação refere que os elementos da alegada rede operaram «desde o início do ano 2003 e até final do ano 2004», promovendo «a compra para revenda ou cedência gratuita a terceiros de heroína e de haxixe».

Um dos arguidos cumpre actualmente pena de prisão por tráfico de droga no Estabelecimento Prisional (EP) de Alcoentre e uma outra encontra-se em prisão preventiva no EP de Tires.

Segundo a acusação, os detidos, com residência em Aveiras de Cima, concelho de Azambuja, e Cabanas do Chão, no concelho de Alenquer, «deslocavam-se indistintamente a Lisboa, quase diariamente e nesta localidade adquiriam aqueles produtos estupefacientes», pormenorizando que se tratava de «heroína e cannabis».

Os dois detidos «entregavam aquele produto» a um outro arguido, que será julgado noutro processo, «para que este procedesse à venda na localidade de Cabanas do Chão» a nove arguidos e outros doze indivíduos.

De acordo com a acusação, dois arguidos, que vivem juntos em Aveiras de Cima, adquiriam haxixe, revendiam e «entregavam duas a três vezes por dia aquele produto» a um outro arguido para nova revenda nesta localidade.

Na residência de ambos, depois de buscas domiciliárias, em 21 de Maio de 2005, foi apreendida «uma plantação com cerca de 20 pés» de cannabis, que «cuidavam, tratavam e colhiam a fim de serem consumidas por terceiros».

Cinco dos arguidos estão acusados de, «sob a forma consumada, um crime de tráfico de estupefacientes», enquanto «cada um dos restantes arguidos um crime de tráfico de menor gravidade».

As sessões do julgamento estão marcadas para 23, 24 e 25 de Outubro, no Depósito Público, em Vila Franca de Xira, estando a leitura do acórdão prevista para 14 de Novembro.
Continue a ler esta notícia