Sócrates: «Porreiro pá!» - TVI

Sócrates: «Porreiro pá!»

  • Portugal Diário
  • 19 out 2007, 10:00

Seguiu-se um aperto de mão e um abraço a Durão Barroso

«Porreiro pá!». Foi assim que José Sócrates reagiu quando cumprimentou e abraçou Durão Barroso, no final da conferência de imprensa em que os dois dirigentes anunciaram e comentaram o acordo sobre o novo Tratado europeu alcançado esta sexta-feira na Cimeira europeia de Lisboa.

O microfone ainda estava aberto e a exclamação do primeiro-ministro português ouviu-se na sala da conferência de imprensa.

Visivelmente satisfeitos, o presidente em exercício da UE e o presidente da Comissão Europeia concluíram a conferência de imprensa conjunta com um aperto de mão e um vigoroso abraço.

Antes, o primeiro-ministro português explicou como tinha conseguido convencer a Polónia a dar o seu acordo final ao oficialmente designado Tratado Reformador da UE. Sócrates afirmou que a proposta apresentada à Polónia sobre o mecanismo de Ioannina foi aquela que a presidência portuguesa tinha previamente elaborado para esta ocasião e que Varsóvia aceitou em reunião bilateral.

A solução para as exigências polacas passou pelo reforço do estatuto político e jurídico do chamado Compromisso de Ioannina, que permite, em certas circunstâncias, suspender uma decisão comunitária adoptada por uma maioria qualificada de Estados-membros, num protocolo anexo ao novo Tratado.

O primeiro-ministro português anunciou que os líderes dos 27 chegaram a acordo sobre o novo Tratado Reformador da UE, que será formalmente assinado a 13 de Dezembro, em Lisboa.

«Nasceu hoje o novo Tratado de Lisboa. É uma vitória da Europa», declarou o presidente em exercício da UE, após a obtenção do acordo na Cimeira europeia de Lisboa, que termina hoje ao fim da manhã.
Continue a ler esta notícia