BCE deverá manter juros em 1% pelo 16º mês consecutivo - TVI

BCE deverá manter juros em 1% pelo 16º mês consecutivo

Recuperação da Zona Euro mantém-se frágil e países periféricos continuam a pagar taxas de juro elevadas para se financiarem no mercado

Relacionados
O Banco Central Europeu deverá manter esta quinta-feira a taxa de juro de referência em 1%. A acontecer, será o 16º mês consecutivo com o valor mais baixo de sempre, desde a criação da união monetária em 1999.

O BCE pretende assim impulsionar a recuperação económica europeia. Os mercados já têm reagido de forma positiva à divulgação de alguns dados económicos, atenuando os receios em relação à recuperação europeia.

Também pela positiva, o sector financeiro passou com distinção nos testes de resistência feitos pelo Comité Europeu de Supervisão bancária a 91 bancos europeus o mês passado, já que chumbaram apenas sete instituições.

No entanto, a recuperação da Zona Euro mantém-se frágil. Os países periféricos que adoptaram o euro como moeda continuam a pagar elevadas taxas de juros para se financiarem no mercado.

Para além da manutenção da taxa de juro em 1%, deverão ficar inalteradas a taxa marginal de crédito e a taxa de depósitos. Depois de anunciados os juros, Trichet fará as declarações habituais sobre o estado da economia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados