Taxas de juro sobem, mas só no próximo Verão - TVI

Taxas de juro sobem, mas só no próximo Verão

Taxas de Juro

Mercados onde os bancos recorrem para financiamento continuam praticamente fechados. Apoios excepcionais do BCE iniciados em Maio devem continuar. Taxas de juro manter-se-ão baixas por mais um ano

Relacionados
Uma retoma sustentada poderia alterar este cenário, mas para já somam-se os sinais de uma recuperação lenta da economia e de um mercado de financiamento aos bancos ainda bastante frágil. As instituições financeiras ainda estão muito dependentes do financiamento concedido pelo Banco Central Europeu; daí que as taxas de juro devam permanecer baixas durante pelo menos mais um ano, avança esta terça-feira o «Jornal de Negócios».

Se está a pagar um empréstimo para a casa, não vai sentir grandes aumentos nas prestações a pagar. O ritmo de subida será lento, pelo menos durante os próximos meses. Os contratos futuros fixam a Euribor a 3 meses abaixo dos 1,5% até Dezembro de 2012.

E se, por um lado, a Alemanha está a viver um período de grande crescimento económico, beneficiando da escalada dos países emergentes, por outro os EUA e o Japão mostram-se mais frágeis, intensificando os receios de uma retoma mundial lenta. Tanto que os bancos centrais dos dois países já anunciaram novos estímulos à economia.

Só que se a ideia é manter o acesso ao crédito barato, isso por si só não chega. O mercado de financiamento precisa de ganhar novo fôlego e os bancos têm de confiar uns nos outros na hora de emprestar dinheiro. E no que toca aos consumidores, a Euribor até pode ser baixa, mas o spread exigido pelos bancos é muito mais elevado do que há dois anos. Contas feitas, agrava-se o custo global de financiamento.

Daí que o BCE tenha tido que intervir. E só quando houver certezas de que o cenário de recessão é completamente afastado é que o mercado pode voltar a funcionar normalmente.

Para já, o que há são dúvidas sobre que caminho vai percorrer a economia e sobre a situação financeira dos bancos, pelo que o BCE deverá anunciar na quinta-feira a manutenção dos estímulos excepcionais ao sector.
Continue a ler esta notícia

Relacionados