Portugal pode sofrer um «crash» nos próximos 3 anos - TVI

Portugal pode sofrer um «crash» nos próximos 3 anos

Euro

Apesar de todas as comparações, o professor português da Universidade da Columbia, Ricardo Reis, diz que Portugal e Grécia enfrentam desafios diferentes

Relacionados
Portugal poderá entrar numa crise profunda se não crescer no curto-prazo, alerta o professor português da Universidade da Columbia, Ricardo Reis.

Segundo disse Ricardo Reis em entrevista à agência Bloomberg, «é imperativo que o país cresça e se isso não acontecer nos próximos dois ou três anos, Portugal poderá entrar numa crise profunda», acrescentando que, «será um tremendo problema se a economia portuguesa não crescer por mais cinco anos porque um país não se pode endividar a 15 ou a 20 anos sem apresentar crescimento».

No entanto, apesar de todas as comparações que têm sido feitas entre Portugal e a Grécia, Ricardo Reis afirma que os dois países enfrentam desafios diferentes. «A Grécia tem um problema de finanças públicas». Já em Portugal «o principal problema é o de que o país não cresce há 10 anos».

«Esta crise teve uma virtude, que foi a de alertar a população para o facto de não poderem continuar a viver como nos últimos 10 anos. O foco nas finanças públicas distraiu as pessoas dos problemas essenciais, que são o crescimento e a produtividade», concluiu Ricardo Reis.
Continue a ler esta notícia

Relacionados