Durão Barroso: pedido de ajuda da Grécia foi «boa decisão» - TVI

Durão Barroso: pedido de ajuda da Grécia foi «boa decisão»

Durão Barroso

Decisão dá sinal de estabilidade à Zona Euro e aos mercados

Relacionados
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, considerou esta sexta-feira em Lisboa que a formalização do pedido de activação do mecanismo de ajuda financeira da União Europeia por parte da Grécia foi «uma boa decisão».

«Foi uma boa decisão do Governo grego. É bom para a Grécia e será bom para a estabilidade da Zona Euro», afirmou Durão Barroso aos jornalistas, à margem do lançamento do livro «Europe 2030», na Fundação Luso-Americana (FLAD), em Lisboa.

Veja aqui a reportagem

Segundo Durão Barroso, a prioridade é agora «preparar o programa de ajustamento», e nesse sentido «equipas da UE, do Banco Central Europeu (BCE), do Fundo Monetário Internacional (FMI) estão, neste momento, em Atenas a preparar esse mesmo mecanismo», disse citado pela Lusa.

Por isso, o presidente da Comissão Europeia não quis avançar prazos sobre quando a ajuda financeira chegará à Grécia, alegando que este é um «trabalho complexo que tem de ser feito com toda a segurança».

Recorde-se que a Grécia pediu esta sexta-feira oficialmente a activação do apoio financeiro ao país, acordado entre os líderes europeus e o FMI em 45 mil milhões de euros, num teste à estabilidade do euro e da coesão política europeia sem precedentes.

Após o anúncio da activação do mecanismo de ajuda, as cotações na Bolsa de Atenas reagiram positivamente, bem como os mercados bolsistas internacionais. O euro recuperou do mínimo de um ano a que tinha descido face ao dólar dos Estados Unidos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados