Grécia recebe quinta tranche em Julho - TVI

Grécia recebe quinta tranche em Julho

Troika garante mais 12 mil milhões em troca de mais austeridade e um vasto programa de privatizações

Relacionados
A troika deu esta sexta-feira «luz verde» ao pagamento «no início de Julho» da quinta tranche do empréstimo negociado com a Grécia, no valor de 12 mil milhões de euros.

Segundo o comunicado conjunto da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, citado pela Lusa, «as conclusões das discussões sobre as modalidades de financiamento do programa económico grego, previsto para as próximas semanas, a nova tranche deve ser liberada no início de Julho».

A libertação dos 12 mil milhões de euros foi acordada após Atenas ter aceite prosseguir o programa de austeridade e acelerar as privatizações, diz o documento.

Esta informação surge poucas horas após a reunião entre responsáveis gregos com o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, que terminou «de forma positiva».

A decisão já gerou reacções dos sindicatos que preparam novas greves e manifestações.

A Grécia estava em alerta vermelho depois do próprio ministro das Finanças, Yorgos Papaconstantínu, ter admitido, a 24 de Maio, que o país «fechava a loja» caso não recebesse a quinta fatia do empréstimo total de 110 mil milhões de euros, acordado com a troika em 2010.

Novo pacote de resgate em estudo: mais 70 mil milhões

Segundo a agência de notícias France Presse, a referência sobre as «modalidades de financiamento» presentes no comunicado referem-se às negociações no seio da União Europeia para um novo empréstimo à Grécia.

O presidente do Eurogrupo disse hoje, no Luxemburgo, que a Zona euro deverá aprovar um «financiamento adicional» à Grécia.

Segundo Juncker, os bancos privados credores poderão contribuir, de forma voluntária, num novo pacote de ajuda financeira.

A imprensa internacional escreve que o novo empréstimo deverá situar-se entre 60 e 70 mil milhões de euros, tendo em conta os montantes que a Grécia precisaria de ir buscar aos mercados para cumprir suas obrigações.

Os ministros das Finanças europeus reúnem-se a 20 de Junho e os chefes de Estado e de Governo a 23 e 24 de Junho, em encontros onde deverão concluir o dossier grego.

Ainda no comunicado conhecido esta sexta-feira, a troika destaca o «progresso significativo feito» em 2010, mas insta a Grécia a «revitalizar as reformas orçamentais e estruturais para reduzir o défice e (...) preparar o caminho para a recuperação económica».
Continue a ler esta notícia

Relacionados