Confiança dos investidores alemães sobe mas não o suficiente - TVI

Confiança dos investidores alemães sobe mas não o suficiente

Sarkozy e Merkel

Índice ZEW continua abaixo do nível médio histórico

Relacionados
O índice de confiança a médio prazo dos analistas e investidores alemães, elaborado pelo Instituto de Estudos Económicos Europeus (ZEW), aumentou 1,8 pontos em Dezembro, passando para 4,3 pontos, foi hoje anunciado em Mannheim.

No entanto, este índice continua abaixo do seu nível médio histórico, que é de 26,8 pontos.

Quanto à avaliação da actual conjuntura na Alemanha, também avaliada pelo ZEW, melhorou 1,1 pontos em Dezembro, passando para 82,6 pontos.

«Após uma forte subida no mês passado, as expectativas parecem ter-se consolidado», disse o presidente do ZEW, Wolfgang Franz, citado pela Lusa, na apresentação dos novos números.

A par do aumento das exportações, os investidores apostam agora também no aumento do consumo interno, apoiada pelo desenvolvimento positivo no mercado de trabalho, e pelos juros baixos.

A necessidade de consolidação das finanças públicas na Europa e a restritiva política monetária da China, continuam, porém, a constituir os principais factores de risco.

Na Zona Euro, as expectativas quanto à evolução da conjuntura aumentaram 1,7 pontos em Dezembro, fixando-se nos 15,5 pontos, enquanto o indicador da situação da conjuntura na mesma zona caiu 3,6 pontos, para 4,6 pontos negativos, apurou também o instituto de Mannheim.

O índice ZEW é obtido através da consulta mensal a cerca de 300 analistas e investidores institucionais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados