Itália: ministro alemão agradece a Berlusconi - TVI

Itália: ministro alemão agradece a Berlusconi

Berlusconi despede-se do Parlamento [REUTERS/Alessandro Bianchi]

Alemanha elogia programa de austeridade italiano

Relacionados
O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Guido Westerwelle, elogiou este domingo o programa de austeridade italiano e agradeceu o trabalho realizado pelo Governo demissionário do primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

«É um contributo importante para a estabilidade da Europa. A Itália demonstrou que todos estão a trabalhar em conjunto para a estabilização da União Europeia [UE]», afirmou o chefe da diplomacia alemã, no congresso do Partido Liberal, citado pela agência EFE.

Guido Westerwelle agradeceu ao governo demissionário o trabalho realizada para a aprovação de um pacote de austeridade, respeitando as reformas impostas pela UE à Itália.

O primeiro-ministro de Itália, Silvio Berlusconi, apresentou no sábado formalmente a sua demissão ao presidente da República, Giorgio Napolitano, anunciou a presidência.

O anúncio foi recebido com aplausos pelas centenas de pessoas que nas se tinham juntado em frente ao palácio presidencial a aguardar o anúncio da demissão.

Berlusconi, 75 anos, assumiu na terça-feira o compromisso de se demitir depois de o Parlamento aprovar a lei do Orçamento para 2012, que inclui as reformas económicas exigidas pela União Europeia, aprovação que ocorreu hoje à tarde.

Entretanto, o presidente italiano já começou as reuniões para aferir do apoio ao ex-comissário europeu Mario Monti para formar um novo Governo enquanto novo primeiro-ministro, noticia a Associated Press.
Continue a ler esta notícia

Relacionados