Merkel: medidas «muito úteis» para a discussão de hoje - TVI

Merkel: medidas «muito úteis» para a discussão de hoje

Angela Merkel

Encontro desta sexta-feira em Bruxelas serve para preparar cimeira de 24 de Março, onde deverão ser tomadas decisões sobre flexibilização do fundo europeu

Relacionados
A chanceler alemã, Ângela Merkel, elogiou esta sexta-feira, à entrada do Conselho Europeu Extraordinário, que se realiza em Bruxelas, as medidas de austeridade apresentadas esta manhã pelo Governo português, avança a Reuters.

Merkel vê o novo pacote anunciado pelo ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, como sendo «o passo certo» e considerou-as «muito úteis» para a discussão que os países do euro vão ter neste encontro.

A Alemanha tem resistido à ideia de flexibilizar o fundo europeu de estabilização financeira (FEEF), tendo tentado impor algumas reformas estruturais aos países mais frágeis, como forma de aumentar a resistência e a competitividade das outras economias do euro. A chanceler foi acusada de estar a tentar moldar os parceiros europeus à imagem da Alemanha, mas as medidas hoje anunciadas por Portugal vão ao encontro daquilo que a Alemanha pretende, podendo ser visto como uma contrapartida nacional, para que a chanceler ceda e permita a flexibilização do mecanismo de resgate.

Segundo a própria governante alemã, o encontro desta sexta-feira destina-se sobretudo a «preparar as decisões» a tomar na cimeira agendada para 24 e 25 de Março. Só então se espera que a flexibilização do fundo fique decidida.

Ângela Merkel deixou ainda um recado aos outros países mais problemáticos do euros, afirmando que aqueles «que ainda têm trabalho de casa para fazer têm de provar q estão a fazê-lo».
Continue a ler esta notícia

Relacionados