«Todos sabem que Portugal não é a Grécia» - TVI

«Todos sabem que Portugal não é a Grécia»

Portugal (arquivo)

Deputado alemão agradece esforço dos portugueses

O líder do SPD no Parlamento alemão, Cristian Lange, assegura que todos na Alemanha sabem que Portugal não é a Grécia, e demonstrou gratidão pelos esforços nacionais no equilíbrio das contas públicas.

«Vemos que Portugal não é a Grécia. Toda a gente na Alemanha, especialmente na política, o sabe. Por isso estamos agradecidos por toda a responsabilidade demonstrada pelos políticos que estão a realizar esta dura reforma», afirmou Cristian Lange à Agência Lusa à margem de uma visita oficial a Viana do Castelo.

O deputado do SPD (Partido Social-Democrata, socialista) lidera um grupo de seis elementos do parlamento federal alemão que estão de visita a Portugal desde domingo.

Questionado sobre se os mercados internacionais vão reconhecer esforços pedidos a Portugal, Lange admite: «Sim, esperamos que sim».

Os deputados visitaram as fábricas da alemã Enercon em Viana do Castelo, líder mundial na produção de aerogeradores e que localmente empregam 1.370 pessoas, dando este como uma «boa aposta» de futuro da economia portuguesa.

«O vento e o sol são histórias de sucesso na Alemanha. Foi um dos maiores saltos que tivemos, até na criação de empregos, 500.000 na área das renováveis», apontou, garantindo ser uma possibilidade a aproveitar também por Portugal.

«É uma hipótese para Portugal, mas para isso é necessária uma boa formação superior e competitividade», disse ainda o deputado alemão.

A visita destes deputados, que integram o Grupo Parlamentar de Amizade Alemanha-Portugal, termina sexta-feira e envolveu reuniões com o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, com o Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Carlos Moedas, com o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Miguel Morais Leitão, e também com o presidente da UGT, João Proença.
Continue a ler esta notícia