Grécia: FMI considera que houve progressos consideráveis - TVI

Grécia: FMI considera que houve progressos consideráveis

Grécia

Fundo Monetário vê riscos ligados aos sistemas de saúde e da segurança social

Relacionados
O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera que a Grécia conseguiu progressos consideráveis nas finanças públicas, mas vê ainda «riscos claros» ligados aos sistemas de saúde e da segurança social.

«O orçamento do Estado está a ser aplicado com um bom controlo das despesas», refere um relatório divulgado este Sábado por um grupo de economistas do FMI que esteve na Grécia a avaliar a situação.

«No entanto, os hospitais e os fundos da segurança social apresentam riscos claros e há pressões financeiras sobre as empresas públicas», alertam citados pela Lusa.

Os peritos do FMI constatam também que «a actividade económica está a seguir a trajectória prevista, mas a inflação é mais elevada do que o esperado, com o consumo privado a resistir, surpreendentemente, talvez mostrando uma actividade mais informal do que já existia».

Relativamente ao sistema de saúde, os especialistas do FMI apontam no relatório que as «dívidas aumentaram até atingir o montante estimado de 840 milhões de euros, e está prevista reduzi-las em 4-6 meses».

«É fundamental que elas não entrem em atraso, como aconteceu no passado», sustentam, notando como positivos os esforços nesta área, com «uma redução dos custos de medicamentos, gestão mais apertada dos orçamentos dos hospitais e avanços no programa de privatização».

Entre 26 de Julho e 6 de Agosto estarão de novo em Atenas representantes da União Europeia e do FMI, instituições que estão juntas no programa de ajuda à Grécia de 110 mil milhões de euros concedidos em três anos, para monitorizar a execução do plano de austeridade, ao qual o apoio está condicionado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados