Grécia: banca em movimento de consolidação - TVI

Grécia: banca em movimento de consolidação

Grécia

Banco grego Piraeus Bank lançou OPA sobre o ATEbank e Hellenic Postbank

Relacionados
As acções do banco grego Piraeus Bank foram suspensas esta quinta-feira na Bolsa de Atenas, depois de o regulador ter anunciado que a instituição financeira quer comprar participações no ATEbank e no Hellenic Postbank.

Piraeus Bank é o quarto maior do país e a Oferta Pública de Aquisição (OPA) que avançou hoje tem por base o pagamento de 701 milhões de euros pelas participações estatais minoritárias nos dois grupos bancários, revela o «Financial Times».

O presidente do banco, Michalis Sallas disse se a proposta for aceite por Atenas, será criado o maior grupo bancário da Grécia, com activos de mais de 105 mil milhões de euros.

«País precisa de menos bancos, mas muito mais fortes»

A OPA poderá ser uma resposta ao pedido realizado pelo governo grego aos bancos que detém, no sentido de seguirem um processo de consolidação. O objectivo é criar instituições financeiras mais fortes e capazes de lidar com a crise económica e com a concorrência estrangeira.

«Os bancos gregos deveriam realizar movimentos estratégicos», afirmou esta quarta-feira o ministro das Finanças grego, George Papaconstantinou, citado pela agência Lusa.

Resumindo, «está claro que o nosso país necessita de menos bancos, mas muito mais fortes». E a ideia é seguir essa via. O primeiro passo foi dado agora com esta Oferta Pública de Aquisição.
Continue a ler esta notícia

Relacionados