João Salgueiro: «Bruxelas vai pedir medidas de 2012 e 2013» - TVI

João Salgueiro: «Bruxelas vai pedir medidas de 2012 e 2013»

João Salgueiro

Antigo presidente da Associação Portuguesa de Bancos diz que temos de produzir mais ou consumir menos

Relacionados
O ex-presidente da Associação Portuguesa de Bancos, João Salgueiro, considera que as medidas adicionais pedidas por Bruxelas a Portugal já eram «previsíveis» e acredita que «mais cedo ou mais tarde a Comissão Europeia vai pedir também para serem especificadas [as medidas] de 2012, 2013 e seguintes».

«Bruxelas manda fazer e o Governo vai atrás»

País deve reduzir 1,5% do PIB

Questionado pelos jornalistas se as medidas já adoptadas pelo Executivo são suficientes ou não, João Salgueiro é peremptório: «Alguém tem alguma dúvida disso?»

«Temos de chegar a um défice de 3% e todos os portugueses sabem o que é preciso para cortar o défice, ou seja, temos de produzir mais ou consumir menos», alerta.

Bruxelas pede a Portugal para «especificar» medidas para 2011

João Salgueiro acrescenta ainda que com o desemprego a aumentar, «Portugal precisa de mais competitividade».

Recorde-se que a Comissão Europeia concluiu esta terça-feira, em Estrasburgo, que Portugal tomou este ano as medidas orçamentais «suficientes» e pede, agora, a Lisboa para «especificar rapidamente» as medidas que vai tomar para atingir os objectivos nos próximos anos.

A Comissão Europeia publicou a sua avaliação dos progressos feitos até agora por Portugal para alcançar o objectivo definido de redução do desequilíbrio das suas contas públicas para menos de 3% do PIB até 2013.
Continue a ler esta notícia

Relacionados