Deutsche Boerse vai processar UE pelo bloqueio à fusão com NYSE Euronext - TVI

Deutsche Boerse vai processar UE pelo bloqueio à fusão com NYSE Euronext

Bolsa

Junção teria criado o maior operador de mercado, mas Comissão Europeia bloqueou negócio

Relacionados
A alemã Deutsche Boerse anunciou esta terça-feira que vai processar o regulador da concorrência europeu sobre a decisão de bloquear a fusão de 10 milhões de dólares (7,5 milhões de euros) com a NYSE Euronext.

A Deutsche Boerse considera que a decisão da Comissão Europeia de bloquear o negócio é gravosa em vários aspetos e irá apresentar a sua reclamação ao tribunal europeu, no Luxemburgo. No entanto, não especificou quais os aspetos em que vai basear o seu processo.

A fusão do Deutsche Boerse e a NYSE teria criado o maior operador de mercado, mas a Comissão Europeia bloqueou o negócio a 1 de fevereiro, argumentando que a combinação das duas entidades iria criar uma empresa com posição dominante no mercado dos derivados.

Os derivados são produtos financeiros complexos que permitem aos investidores apostar nas mudanças de preço de instrumentos financeiros como o petróleo, taxas de juros ou índices.

As duas entidades consideram que a Comissão Europeia deveria ter usado uma definição mais alargada de mercado de derivados na sua decisão. A maioria dos derivados não são negociados em plataformas como Liffe ou Eurex, mas bilateralmente entre bancos e outros investidores.

Um porta-voz da Comissão Europeia disse que o regulador mantém a sua decisão e irá defender essa posição em tribunal.

«Foi a decisão certa porque a fusão, se tivesse ocorrido, teria criado um monopólio no mercado global», disse Antoine Colombani, citado pela Associated Press (AP).
Continue a ler esta notícia

Relacionados