Forbes: o mais poderoso do mundo é... - TVI

Forbes: o mais poderoso do mundo é...

Durão Barroso com o presidente chinês Hu Jintao

Hu Jintao é líder de cerca de 1,3 mil milhões de pessoas, ou seja, de um quinto da população mundial, refere a revista norte-americana

Relacionados
O Presidente da China, Hu Jintao, é a pessoa mais poderosa do mundo, de acordo com a revista norte-americana «Forbes». Em lista divulgada na quarta-feira, o chefe de Estado chinês aparece à frente do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que é o segundo do «ranking», e do rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz al Saud, que é o terceiro colocado da lista de mais poderosos. O Papa Bento XVI e Osama Bin Laden também fazem parte do selecto grupo.

A «Forbes» seleccionou 68 personalidades entre os 6,8 mil milhões de habitantes do planeta. Hu Jintao está no topo da lista porque exerce um comando ditatorial sobre cerca de 1,3 mil milhões de pessoas, ou seja, de um quinto da população mundial. A «Forbes» refere que, para além de comandar mais pessoas do que qualquer outro político do planeta, o Presidente chinês pode desviar rios, construir cidades, mandar prender quem discorda do governo e censurar a Internet sem a interferência de qualquer órgão jurídico.

Em Agosto, a China ultrapassou o Japão e ocupa agora o posto de segunda maior economia mundial. O Presidente da China chega no sábado a Lisboa, na primeira visita de um chefe de Estado chinês a Portugal em 11 anos, que ficará marcada pela assinatura de vários acordos de cooperação económica. A visita, de dois dias, ocorre num bom momento das exportações de Portugal para a China e coincide também com a disponibilidade chinesa para comprar títulos do tesouro português e «participar no esforço de recuperação económica e financeira» do país.

Apesar da recente derrota na Congresso dos Estados Unidos, o Presidente norte-americano, Barack Obama, aparece em segundo lugar na lista da «Forbes». O petróleo explica que Abdullah bin Abdul Aziz al Saud, rei da Arábia Saudita, seja o terceiro colocado da lista de mais poderosos, seguido pelo primeiro-ministro russo Vladimir Putin, na quarta posição. O papa Bento XVI aparece na quinta posição.

Novidade na lista é a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, que foi considerada pela «Forbes» a 16ª pessoa mais poderosa do mundo. A futura presidente do Brasil supera nomes como Steven Jobs CEO da Apple (17º), Nicolas Sarkozy, Presidente da França, que aparece em 19º, a secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton (20ª) e até a apresentadora Oprah Winfrey (64ª).

Confira aqui a lista dos 68 nomes da «Forbes».
Continue a ler esta notícia

Relacionados