Garantias dos produtos da Apple sob investigação - TVI

Garantias dos produtos da Apple sob investigação

Eurodeputados do PSD querem saber se a Comissão Europeia vai tomar medidas em relação às garantias de apenas um ano dos produtos Apple

Relacionados
Dois eurodeputados do PSD questionam a Comissão Europeia (CE) sobre as medidas que irá tomar em relação às garantias dos produtos da Apple, que são apenas de um ano, ao contrário do que está nas regras de União Europeia (UE), que são de dois anos.

Regina Bastos e Carlos Coelho apoiam-se na Diretiva (lei da UE 1999/44/CE), na qual «sobre certos aspetos da venda de bens de consumo e das garantias a ela relativas, independentemente das coberturas adicionais que se possam contratualizar, os produtos vendidos na Europa estão cobertos pela garantia de dois anos».

Os parlamentares referem ainda que em vários Estados - membros, como Portugal, as organizações de defesa dos consumidores já denunciaram «que existe uma clara política comercial por parte da Apple e os seus vendedores ao informarem que os seus produtos só têm garantia de um ano e que qualquer extensão de garantia deverá ser adquirida separadamente».

Já em dezembro os eurodeputados interrogaram a CE sobre as práticas da empresa do iPad nesta questão, mas a resposta foi inconclusiva. A comissária Viviane Reding limitou-se a confirmar o que já se sabia: na UE as garantias são de dois anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados