ONU alerta: maioria dos países vai crescer menos no próximo ano - TVI

ONU alerta: maioria dos países vai crescer menos no próximo ano

Crescimento

EUA vão crescer «razoavelmente», mas não têm como fazer crescer consumo interno. União Europeia e Japão vão expandir-se pouco, ao contrário dos países em desenvolvimento

Relacionados
As taxas de crescimento voltarão a diminuir na maioria dos países já no próximo ano, a menos que se encontrem novas fontes de dinamismo económico. É este o aviso feito pelo Relatório sobre o Comércio e o Desenvolvimento 2010.

O documento da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD) alerta para a frágil e desigual recuperação da economia mundial, impulsionada pelos países em desenvolvimento.

«Os Estados Unidos crescem razoavelmente, mas não têm mais como crescer o seu consumo. A União Europeia e o Japão crescem pouco e os países em desenvolvimento muito. O relatório diz ainda que a Europa já está deixando de fazer políticas anticíclicas de forma prematura», disse à agência Lusa o director internacional da Comissão Económica para a América Latina e Caraíbas (Cepal) no Brasil.

Ricardo Bielschowsky lembrou que o consumo total chinês é 1/8 do consumo norte-americano, pelo que não dá para compensar o baixo crescimento dos Estados Unidos.

«Todos os países do mundo, também a Europa, têm que crescer muito calcados no seu mercado doméstico, através de uma política de aumento de salários que concorram para o crescimento da demanda do consumo interno».

Assim, «se todos tentarem crescer pela exportação, não vai ter produto suficiente, importação suficiente no mundo. É preciso que os países cresçam pelo mercado interno, tanto os países desenvolvidos, como os países em desenvolvimento».
Continue a ler esta notícia

Relacionados