Grécia apoia planos da Alemanha para mudar tratados - TVI

Grécia apoia planos da Alemanha para mudar tratados

Juros

Grécia apoia os planos da Alemanha para alterar os tratados europeus e obrigar os países da Zona Euro a uma maior disciplina orçamental

Relacionados
A Grécia apoia os planos da Alemanha para alterar os tratados europeus e obrigar os países da Zona Euro a uma maior disciplina orçamental, disse esta terça-feira, em Berlim, o chefe da diplomacia grega, Stavros Dimas.

«É necessária uma alteração limitada dos tratados», disse Dimas após uma reunião com o homólogo, Guido Westerwelle.

O MNE grego disse ainda esperar que os chefes de Estado e de governo da União Europeia tomem decisões para superar a crise das dívidas soberanas, na cimeira de 8 e 9 de Dezembro, em Bruxelas.

Berlim pretende uma alteração dos tratados que não obrigue a convocar uma convenção intergovernamental, para acelerar o processo, e que permita a intervenção das instituições europeias nos orçamentos dos países que não respeitem o Pacto de Estabilidade.

Após a reunião com Dimas, Westerwelle esclareceu que a Alemanha quer que as mudanças nos tratados sejam feitas a nível dos 27 países da UE, e não apenas no âmbito dos 17 Estados da moeda única.

A proposta de uma maior integração europeia «é uma oferta que não se limita à união económica e monetária», precisou o chefe da diplomacia alemã.

Caso um país não queira aceitar uma maior integração «não deve poder bloquear os outros 26», advertiu Westerwelle.
Continue a ler esta notícia

Relacionados