Roubini alerta: pequena retoma pode levar a nova recessão - TVI

Roubini alerta: pequena retoma pode levar a nova recessão

dinheiro

Economista previu crise financeira que esteve na base desta recessão

Relacionados
Nouriel Roubini, o economista que previu a crise financeira que desembocou na maior crise económica das últimas décadas, lançou um novo alerta: depois da ligeira recuperação que se está a verificar nas economias, pode surgir uma nova recessão.

Esta situação, conhecida pela expressão anglo-saxónica double-dip recession, poderá ser causada, na opinião do especialista, pelo esgotamento dos estímulos monetários e orçamentais.

De acordo com declarações do economista ao Financial Times, a economia global baterá no fundo durante a segunda metade deste ano, embora a recessão não atinja formalmente o fim em economias como os EUA, Reino Unido e outros países europeus antes do fim de 2009. Já outras economias, como China, França, Alemanha, Austrália e Japão, começarão a recuperar.

«Existem riscos associados às estratégias de saída das medidas massivas de estímulo monetário e orçamental», afirmou Roubini, acrescentando que «os responsáveis políticos estão condenados, quer tenham cão, quer não tenham».

O economista alertou ainda que os Governos podem acabar com a retoma e encaminhas as respectivas economias para uma situação de «estagflação» (estagnação económica e deflação) se elevarem os impostos, cortarem o investimento público e retirarem demasiada liquidez do sistema para reduzir os défices orçamentais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados