Maioria dos desempregados tem baixo nível de escolaridade - TVI

Maioria dos desempregados tem baixo nível de escolaridade

Desemprego aumentou 16,7% no Algarve no espaço de um ano

Relacionados
A maioria dos desempregados inscritos nos centros de emprego algarvios possuem um baixo nível de escolaridade e a aposta na formação é fundamental para integrá-los no mercado, defendeu esta quinta-feira o delegado regional do IEFP.

Em Junho deste ano mais de 60 por cento dos desempregados inscritos possuíam um nível de escolaridade até ao 3º ciclo (que compreende o 10.º, 11.º e 12.º anos), afirmou o delegado regional do IEFP/Algarve, António Palma.

«A nossa política tem sido tentar elevar os níveis de qualificação e dar competências para que as pessoas estejam preparadas para integrar o mercado de trabalho», salientou citado pela Lusa.

António Palma falava aos jornalistas à margem da iniciativa «Faro Empreendedor», que decorre até sábado na Universidade do Algarve com o objectivo promover o empreendedorismo e debater medidas de combate ao desemprego.

Durante o certame, que começou esta quinta-feira, os participantes poderão frequentar «workshops» sobre técnicas de procura de emprego, assistir a mesas redondas sobre estágios ou seminários sobre empreendedorismo.

Recorde-se que no espaço de um ano o desemprego aumentou 16,7%, no Algarve, segundo a informação mensal de Outubro do IEFP, que indica que no final de Outubro existiam mais 9% de desempregados inscritos do que em Setembro.

Os mesmos dados revelam que em Outubro estavam inscritos nos centros de emprego 23.624 pessoas, mais 16,7% do que em Outubro de 2009, embora o desemprego real na região atinja cerca de 30 mil pessoas, estimam os sindicatos.

Segundo o director regional do IEFP, as áreas dos serviços e comércio é onde se encontram mais ofertas de emprego, que admitiu que o tecido empresarial da região nem sempre tem capacidade para absorver os desempregados.

A iniciativa «Faro Empreendedor» decorre até sábado na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve.
Continue a ler esta notícia

Relacionados