Circulação da massa monetária cresce 2,8% - TVI

Circulação da massa monetária cresce 2,8%

Mario Draghi, BCE

Este é o indicador antecipado da evolução da inflação

O crescimento do agregado de massa monetária M3 avançou 2,8% em fevereiro na Zona Euro, contra 2,5% em janeiro, anunciou esta quarta-feira o Banco Central Europeu.

Por sua vez, em dezembro de 2011, o crescimento daquele agregado monetário na Zona Euro foi de 1,6%, enquanto que entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano o aumento médio da massa monetária (M3) foi de 2,3%.

O agregado monetário M3 inclui a moeda em circulação, depósitos à ordem, os depósitos a prazo até dois anos, os depósitos com pré-aviso até três meses, acordos de recompra de unidades de participação dos fundos de investimento e títulos da dívida pública.

Este indicador é usado pelo BCE como um indicador antecipado da evolução da inflação.

Por sua vez, o crédito global concedido pelas instituições financeiras a residentes na área do euro aumentou 1,4% em termos homólogos, que compara com idêntico mês de 2011, contra 1% em dezembro do ano passado.

Já a taxa de crescimento do crédito atribuído às administrações públicas aumentou de 3,5% em dezembro para 4,8% em janeiro, em termos homólogos, enquanto que a taxa de crescimento do crédito concedido ao setor privado aumentou para 0,7% nos últimos doze meses terminados em janeiro, contra 0,4% em dezembro.

A taxa de crescimento homóloga dos empréstimos às famílias diminuiu para 1,3% em janeiro, quando se situou em 1,5% no último mês do ano passado.
Continue a ler esta notícia