Como a linguagem corporal o pode ajudar numa entrevista de emprego - TVI

Como a linguagem corporal o pode ajudar numa entrevista de emprego

No trabalho

Seja natural e confiante. Inventar é que nem pensar

Relacionados
A linguagem corporal está a ganhar cada vez mais importância no mundo empresarial, sendo até já considerada uma competência a par de liderança, planeamento, línguas estrangeiras, entre outras. [Veja entrevista em vídeo no final deste artigo]

Saiba que os seus gestos podem dizer muito mais do que as suas palavras, pelo que dominar a linguagem não-verbal se torna essencial, principalmente quando é necessário dar uma boa primeira impressão.

O especialista brasileiro Paulo Sérgio de Camargo, que lançou recentemente a obra «Linguagem corporal», deu algumas dicas à Agência Financeira do que deve fazer numa entrevista de emprego para obter sucesso.

1: «Um sorriso natural, sem afectações, abre muitas portas. Sorrimos para aqueles que nos agradam. Mas não finja. É melhor uma face isenta do que um sorriso falso.»

2: «O ideal é que a postura seja a mais natural possível, com bom nível de controlo para demonstrar confiança.»

3: «Mantenha o tom de voz constante e fale com convicção.»

4: «Controle as mãos. Apontar o dedo para o entrevistador normalmente é considerada uma atitude bastante agressiva.»

5: «Não se esparrame na cadeira nem encolha a cabeça entre os ombros a cada pergunta feita. É sinal de insegurança e defesa.»

6: «Em relação aos cumprimentos, seja directo. Não peça desculpas por estar ali. Não aperte a mão do entrevistador com demasiada força. Doseie a força do aperto. Não use a mão frouxa, que pode ser interpretada como falta de sinceridade e de lealdade.»

7: «Os melhores gestos são os naturais. Mas, por causa do nervosismo da situação, isso nem sempre é possível. Não cruze os braços nem se encolha ao receber as perguntas.»

8: «Ao sair, lembre-se que, embora possa não ser contratado, precisa de ter a porta aberta para novos contactos. Portanto, cumprimente e sorria naturalmente, da mesma forma que fez quando chegou.»

9: «Não invente nada.»

Os melhores meses para procurar trabalho são...

200 mil mudam de emprego por ano

VEJA A ENTREVISTA QUE FIZEMOS ATRAVÉS DO SKYPE:

Continue a ler esta notícia

Relacionados