Compras de Natal: maioria prefere centros comerciais - TVI

Compras de Natal: maioria prefere centros comerciais

Agência Financeira

Hipers e supermercados sobem nas intenções este ano. Seguem-se as lojas dos chineses

Relacionados
Nesta época natalícia, os portugueses elegeram os centros comerciais para fazerem as suas compras. Para escolher os presentes ideais, 74 por cento dos consumidores portugueses prefere fazer compras em centros comerciais, contra os espaços de comércio tradicional.

A subir ligeiramente nas intenções de compra de Natal estão os hipers e supermercados - 66 por cento, mais 8 por cento do que no ano passado, de acordo com um estudo do Observador Cetelem.

Também as lojas dos chineses estão a cativar mais consumidores - 17 por cento dos entrevistados, mais 5 por cento do que em 2011.

No entanto, a intenção de compra em centros comerciais diminui com a idade. «Enquanto 88% dos jovens entre os 18 e os 34 anos indica que estes são os seus espaços de eleição para as compras nesta altura do ano, apenas 44% dos inquiridos, entre os 55 e os 65 anos o refere, e uma parte significativa desta faixa etária (50%) menciona que costuma recorrer ao comércio tradicional», lê-se no comunicado enviado às redações.

Já quanto ao comércio tradicional, as intenções de compra tendem a aumentar com a idade - 39% entre os indivíduos dos 18 aos 24 anos e 50% na faixa etária dos 55 aos 65 anos.

A maioria faz compras até duas semanas antes do Natal (43 por cento).

As conclusões resultam de um inquérito a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 1 a 3 de Outubro de 2012.
Continue a ler esta notícia

Relacionados