Crise: já nem últimos incentivos levam a uma corrida aos PPR - TVI

Crise: já nem últimos incentivos levam a uma corrida aos PPR

Poupança

2010 é o último ano em que se pode deduzir até 400 euros no IRS com estas aplicações. Mas valor aplicado em PPR caiu em Outubro

Relacionados
Não deixa de ser curioso que, no último ano em que os portugueses podem deduzir até 400 euros no IRS com os Planos Poupança Reforma, o investimento nestas aplicações tenha recuado em Outubro.



Já que no próximo ano o limite máximo para benefícios fiscais é de 100 euros, não seria de admirar uma corrida aos PPR. Mas parece que não há dinheiro ou que os PPR não são suficientemente atractivos, uma vez que se registou um recuo de 3% nas aplicações em PPR face a Setembro e de 11% em termos anuais.

Apesar de o investimento ter sido, ainda assim, bastante elevado (187 milhões de euros), Outubro foi o segundo mês do ano com o pior desempenho nesta matéria, segundo os dados da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), citados pelo «Diário Económico».

O mês em análise acabou por não acompanhar a tendência de subida no acumulado do ano: os portugueses já investiram 2,6 mil milhões de euros em PPR este ano, mais 14% face a 2009. Os últimos meses deste ano podem vir a contabilizar um abrandamento, se acompanharem o sentimento de Outubro, numa altura em que a porta está cada vez mais aberta para a recessão em 2011.
Continue a ler esta notícia

Relacionados