Tem dinheiro extra? Aproveite o final do ano para pagar dívidas - TVI

Tem dinheiro extra? Aproveite o final do ano para pagar dívidas

Se conseguiu chegar ao final do ano com umas poupanças pague primeiro as dívidas que tem à banca. É que os juros vão subir

Relacionados
Com o final do ano à porta, é tempo de fazer contas à vida. Se conseguiu poupar algum dinheiro, amortizar as dívidas contraídas à banca é, de acordo com DECO, a melhor opção.

Esta associação de defesa do consumidor diz mesmo que pagar parte das dívidas aos bancos é preferível a investir em produtos financeiros.

A alternativa passa mesmo pela aposta nos Planos Poupança Reforma (PPR), já que 2010 é o último ano com benefícios fiscais interessantes. Este ano, pode subscrever um PPR e deduzir 20% do valor investido, até um tecto máximo de 400 euros, na sua declaração de IRS de 2011. A partir de Janeiro, este benefício não passará dos 100 euros.

Já os restantes produtos financeiros, a DECO alerta para a importância das famílias estarem preparadas para situações ou despesas inesperadas. Por isso, as aplicações financeiras prioritárias devem ser aquelas que possam ser resgatadas rapidamente.

Os depósitos a prazo, ainda que no período de um ano, podem ser uma boa opção: o capital está garantido e apenas pode haver perda de juros, no caso de levantamento antes do prazo.

Mas no caso das famílias que chegam a Dezembro com algumas poupanças e têm créditos ao consumo, a melhor opção é mesmo a amortização, já que as taxas de juro vão subir.

Os créditos ao consumo devem ser, aliás, os primeiros a serem amortizados (por causa dos juros), mas também outros créditos, como automóvel, pessoal ou habitação devem estar no topo das prioridades quando se tem um dinheiro extra.
Continue a ler esta notícia

Relacionados