Factura da electricidade sobe 2,9% em 2010 - TVI

Factura da electricidade sobe 2,9% em 2010

Euro

Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos aprovou proposta de preços

Em 2010, o preço da electricidade vai subir 2,9% em Portugal Continental, 2,1% nos Açores e 2,5% na Madeira, anunciou esta terça-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). O impacto na factura dos contribuintes vai ser de cerca de 1 euros para uma factura mensal média de 39 euros.

Segundo o organismo, a redução do consumo de electricidade em 3% devido à crise económica veio pressionar o aumento das tarifas para o ano que vem. Também o sobrecusto da Produção em Regime Especial (PRE), ou seja, a produção de electricidade através de fontes de energia renováveis, impulsiona o preço na factura dos consumidores.

«A publicação das tarifas para 2010 surge um ano após um choque petrolífero que poderia ter gerado um incremento nas tarifas de cerca de 40%, em 2009, caso não se tivessem concretizado medidas de estabilidade tarifária. Assim, face a 2009, os proveitos permitidos às empresas reguladas para 2010 incluem, adicionalmente, o serviço da dívida (amortização e juros) relativo ao pagamento de encargos gerados com a aplicação das medidas de estabilidade tarifária em 2009 que ascende a 154 milhões de Euros», refere o comunicado da ERSE.
Continue a ler esta notícia