Gasolina também bate recorde em Espanha - TVI

Gasolina também bate recorde em Espanha

Combustíveis

Mesmo assim, portugueses pagam 20 cêntimos a mais por cada litro

Relacionados
Não é só em Portugal que os combustíveis estão mais caros e a bater recordes. Em Espanha, a gasolina também nunca esteve tão cara, noticiam os jornais do país vizinho. Mas, mesmo assim, está bem mais barata que em Portugal.

Do lado de lá da fronteira, o litro de gasolina sem chumbo de 95 octanas custa agora 1,285 euros, tendo subido 2,23% desde o início do ano, e os consumidores e empresas já estão preocupados e a pedir explicações ao Governo.

Combustíveis: marcas brancas fazem bem à carteira. E ao carro?

Petróleo cai 50 dólares, gasolina fica na mesma

Do mesmo modo, o gasóleo também está mais caro e custa agora 1,217 por litro. Mesmo assim, menos do que o pico registado no Verão quente de 2008, quando o petróleo rondava os 150 dólares por barril, quando o combustível tocou nos 1,329 euros por litro.

Novo imposto: gasóleo volta a subir em Fevereiro

Lá, como cá, a valorização do petróleo e dos derivados é um dos factores apontados para a subida dos preços, tal como a queda do euro face ao dólar, moeda em que são denominados o crude e os produtos refinados nos mercados internacionais. Mesmo assim, a gasolina em Portugal custa mais 20 cêntimos por litro, ultrapassando os 1,50 euros.

É que Portugal conta ainda com o castigo da carga fiscal. Sem impostos, a gasolina até é mais cara em Espanha que em Portugal, ao contrário do que acontece com o gasóleo. Quando um português paga 1,502 euros por um litro de gasolina, mais de 57,5% do valor vai para os cofres do fisco, sob a forma de IVA e ISP. Já quando um espanhol paga 1,285 euros, apenas 49,68% do valor diz respeito a impostos.

Governo estuda gasóleo profissional para camionistas
Continue a ler esta notícia

Relacionados