«Há muitos empresários que já não conseguiram pagar hoje o IVA» - TVI

«Há muitos empresários que já não conseguiram pagar hoje o IVA»

Mais impostos

Movimento Nacional de Empresários da Restauração diz que empresários «não têm possibilidades»

Relacionados
Muitos empresários não pagaram esta quinta-feira o IVA, referente ao último trimestre, «porque não têm possibilidades», disse o representante do Movimento Nacional de Empresários da Restauração (MNER).

José Antunes, que falava à margem de uma reunião com cerca de 300 gestores do setor, que decorreu na Póvoa de Varzim, voltou a lamentar o facto de o Governo ter aumentado o IVA, de 13 para 23 por cento, sem «qualquer tipo de estudo sobre a matéria».

Uma medida que fará com que, e até ao final do ano, «cerca de 40 empresas da área fechem, porque este imposto já se tornou incomportável», realçou, citado pela Lusa.

Esta é a grande reivindicação dos empresários que hoje reuniram, não só na Póvoa de Varzim, mas também em Braga, tendo ainda agendados encontros em Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

José Antunes reforça que o Governo está a «inviabilizar o futuro de centenas de estabelecimentos», comprometendo, em simultâneo, «a sobrevivência de milhares de famílias».

Além disso, com o aumento do desemprego nesta área, o «Estado vai levar com toda esta gente, cerca de 100 mil pessoas, nos Centros de Emprego», alerta o empresário, proprietário de dois restaurantes em Braga e que este ano, face a 2011, já teve «quebras de receitas na ordem dos 30 a 35%».

Por outro lado, José Antunes faz questão de lembrar que o Governo «não pode pedir a alguém que trabalha há 30 anos numa cozinha para agora tirar um curso de sapateiro. Sejamos realistas», frisou.

Estas reuniões com empresários, partidos políticos e pessoas ligadas a várias áreas vão continuar, mas José Antunes acredita que o Governo «vai voltar atrás, porque quando aumentou o IVA não se apercebeu da gravidade da medida».
Continue a ler esta notícia

Relacionados