Inflação da Zona Euro cai para 2,5% em Julho - TVI

Inflação da Zona Euro cai para 2,5% em Julho

Inflação

Portugal está acima da média europeia, mas acompanha tendência de desaceleração

A inflação na Zona Euro caiu duas décimas em Julho para os 2,5%, segundo os dados que o Eurostat divulgou nesta manhã de quarta-feira. O gabinete de estatísticas europeu coloca o valor de Portugal nos 3%, acima da média da região e da União Europeia (2,9%).

Na Europa a 27, os preços caíram também duas décimas, já que em Junho a inflação tinha alcançado os 3,1%. Um ano antes estava nos 2,1%.

O Eurostat aponta os transportes (5,5%), o imobiliário (5%), o álcool e o tabaco (2,9%) como as componentes com as taxas mais altas no mês de Julho na Zona Euro e que foram assim decisivas para a variação do indicador.

O vestuário (-2,9%), as comunicações (-1,6%), a recreação e a cultura (0,4%) obtiveram os valores mais baixos.

Entre os Estados-membros, a inflação mais baixa foi verificada na Irlanda (1%), Eslovénia (1,1%) e Suécia (1,6%).

Estónia (5,3%), Roménia (4,9%) e Lituânia (4,6%) estão no extremo oposto, registando a inflação mais elevada.

Portugal, embora esteja ainda acima da média europeia, acompanha a tendência de desaceleração verificada lá fora. A inflação estava em Julho nos 3%, quando em Junho tinha ficado nos 3,3%.

A inflação na Zona Euro tem sido precisamente um dos temas quentes nas discussões dos últimos meses acerca do papel do Banco Central Europeu na resolução da crise da dívida soberana que tem assolado a região do euro. A instituição liderada por Jean-Claude Trichet tem aumentado progressivamente as taxas de juro.

As taxas Euribor estão a cair hoje em todos os prazos, numa primeira reacção ao abrandamento verificado na inflação da Zona Euro.
Continue a ler esta notícia