Ministro compara o IVA a uma árvore de Natal. Porquê? - TVI

Ministro compara o IVA a uma árvore de Natal. Porquê?

Leite Rituais

Teixeira dos Santos explica passagem de produtos «menos essenciais» para taxa normal de IVA

Relacionados
O ministro das Finanças comparou este sábado a lista de produtos com taxas reduzidas e intermédias de IVA com uma árvore de Natal, para explicar porque é que alguns produtos, que até agora pagavam IVA a 6 ou 13%, vão passar a pagar 23%.

«A história das tabelas anexas do Código do IVA é como a história de uma árvore de natal, onde, ao longo dos anos, toda a gente foi conseguindo pendurar mais uma bola. Só que agora a árvore está carregada de bolas, está pesada e isso está a colocar em causa a sustentabilidade da árvore. Por isso é que agora temos de tomar algumas opções», afirmou, na conferência de imprensa de apresentação do Orçamento do Estado para 2011.

No documento, prevê-se que produtos como refrigerantes e sumos, bebidas e sobremesas lácteas, leites achocolatados, enriquecidos e vitaminados, conservas, etc., passem a pagar IVA a 23%.

O ministro admite que «haja opiniões contraditórias» sobre se estes bens são ou não «bens essenciais», mas defendeu que era importante concentrar a lista nos bens que considera «mais essenciais».
Continue a ler esta notícia

Relacionados