Novo valor do IVA: é hoje que os preços aumentam - TVI

Novo valor do IVA: é hoje que os preços aumentam

Mealheiro

Transportes, pão, leite, portagens e gás vão encarecer a conta mensal das famílias portuguesas

Relacionados
O IVA aumenta esta quinta-feira um ponto percentual em todos os escalões. O agravamento irá sentir-se nas taxas normal, intermédia, e reduzida, isto é, os bens de primeira necessidade passarão a estar sujeitos a uma taxa de 6 por cento, a taxa intermédia subirá para 13 por cento e a taxa normal passa de 20 para 21 por cento.

IVA: subida nos medicamentos compensada por descida dos preços

Comerciantes temem perder clientes se subirem preços

Mas mantém-se as incongruências em relação ao que se consideram produtos essenciais ou produtos de luxo. A TVI mostra-lhe como varia a taxa do IVA

Com vista a aumentar a receita do Estado em cerca de 2 mil milhões de euros, os portugueses irão sentir, nomeadamente, aumentos nos transportes e uma subida dos bens de primeira necessidade, como o pão e o leite, entre outros.

Preços iguais? Fornecedores são os penalizados

Esta quinta-feira, além do IVA, os portugueses vão sentir na pele o aumento do IRS. A sobretaxa está decidida há mais de um mês, e o Governo até aprovou a actualização da tabela de retenção na fonte para que os rendimentos auferidos a partir de 1 de Junho já fossem abrangidos, mas para a maioria dos portugueses, o salário deste mês, que será recebido durante esta semana, será o primeiro a pagar mais IRS.

Mas não só: os transportes públicos aumentam, em média, 1,2 por cento, uma subida que abrange os urbanos de Lisboa e do Porto, os colectivos rodoviários e ferroviários interurbanos e os fluviais da Área Metropolitana de Lisboa.

Na maioria dos casos, os bilhetes simples sofrem um aumento de cinco cêntimos, de acordo com a informação recolhida pela Lusa junto de algumas empresas de transportes.

Brisa vai aumentar portagens. Saiba quais

O gás natural também custará mais caro aos portugueses, cujas tarifas vão subir 3,2 por cento a partir do próximo mês, em termos médios, a nível nacional.

A nova lei de aumento do IVA determina também que haja um reembolso a 60 dias (actualmente é devolvido em 90 ou 120 dias), o que faz com que as empresas recebam mais rapidamente do Estado.

O aumento do IVA é uma das várias medidas que o Governo aprovou para acelerar a redução do défice, de forma a cumprir os limites estabelecidos pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento.

Para diminuir a despesa do Estado, as medidas extraordinárias que o Governo tinha lançado este ano para combater a crise com reforço dos apoios sociais e ajudas ao emprego terminam hoje.

Brisa aumenta 103 das 356 portagens

A Brisa aumenta 103 das 356 taxas de portagem, devido à subida do IVA, segundo uma informação da concessionária de autoestradas enviada à Lusa.

Na prática, salienta a empresa, 71 por cento das portagens manterão os preços.

Na A1, por exemplo, o percurso Lisboa-Porto (entre
Continue a ler esta notícia

Relacionados