Proprietários reclamam nova lei do arrendamento - TVI

Proprietários reclamam nova lei do arrendamento

Agência Financeira

Proprietários estão a reclamar nova lei para ajudar os portugueses que enfrentam problemas na compra de casa nova

O presidente da Associação Lisbonense de Proprietários, Menezes Leitão, reclamou esta segunda-feira a alteração urgente da lei do arrendamento para tentar ajudar os portugueses que enfrentam problemas na compra de casa nova, uma tendência agravada pela subida das taxas Euribor.

«A subida das taxas vai confirmar a tendência de descida de compra de imóveis, agravada com as restrições ao crédito» disse à Lusa Luis Menezes Leitão, presidente da Associação Lisbonense de Proprietários.

Para Menezes Leitão, «o arrendamento deveria ser a alternativa« para o período de crise que em que «o mercado e a construção estão praticamente parados». No entanto, «devido aos constrangimentos da lei também não existe oferta» de imóveis para arrendar.

As «elevadas de taxas de incumprimento, as rendas antigas e a ineficácia dos despejos» contribuem para «o receio» dos proprietários alugarem os imóveis, sustenta o presidente da associação que apela a «uma revisão urgentíssima» da lei do arrendamento.

No entanto, o responsável pela Associação Nacional de Proprietários, António Farias Marques, não acredita que a subida das taxas Euribor (de 0,010 pontos para 1.172 por cento a três meses, de 0,012 pontos para 1,487 por cento a seis meses e de 0,014 pontos para 1,938 por cento a um ano) afecte a venda ou empurre mais gente para o mercado do arrendamento.
Continue a ler esta notícia