TSU: «Governo não tem nenhum compromisso» - TVI

TSU: «Governo não tem nenhum compromisso»

Vieira da Silva

Vieira da Silva diz que não foi acordado nenhum valor concreto para a redução da taxa

Relacionados
O ministro da Economia reiterou esta sexta-feira que «o Governo não tem nenhum compromisso» face a nenhum valor concreto nos textos que foram assinados com a troika, no que toca à descida da Taxa Social Única .

«Se o Governo tivesse um valor, ele teria sido colocado naquele acordo (com o Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia)», disse Vieira da Silva, citado pela Lusa.

O ministro da Economia esclareceu, a propósito da eventual redução da TSU num valor equivalente a 3 ou 4 por cento do Produto Interno Bruto,que «foi considerado que não havia condições, neste contexto, para que se chegasse a um valor concreto estimado para uma possível descida da TSU».

Ora «o Governo comprometeu-se, com o que está escrito nos acordos firmados, a fazer uma avaliação que conduzisse a uma diminuição dos custos indirectos do factor trabalho», mantendo a «neutralidade fiscal e a sustentabilidade do equilíbrio da Segurança Social».

Daí que «para atingir todos estes objectivos é necessário que esse trabalho seja feito com ponderação».

O Ministério das Finanças esclareceu ontem que «nunca foi omitido» o objectivo de reduzir a Taxa Social Única, tal como previsto no programa negociado com a troika, mas o PSD tem receio que o Governo não cumpra o acordo.

Sobre esta matéria pronunciou-se hoje o presidente da Sonae. Belmiro de Azevedo manifestou-se a favor da redução do IRC e da TSU, «a melhor maneira» de promover o crescimento e a criação de emprego.
Continue a ler esta notícia

Relacionados