Mercados «estão a reconhecer» resultados da consolidação - TVI

Mercados «estão a reconhecer» resultados da consolidação

Pedro Silva Pereira

Pedro Silva Pereira diz que País manterá estratégia de «diversificação» para assegurar financiamento externo

Relacionados
O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, considerou esta quinta-feira que os mercados financeiros «estão a reconhecer» os resultados na consolidação das contas públicas portuguesas, adiantando que o País manterá uma estratégia de «diversificação» para assegurar o financiamento externo.

«Os dados de ontem [quarta-feira] mostram que os mercados estão a reconhecer o esforço e os resultados que a economia portuguesa e a consolidação das contas públicas em Portugal tem vindo a obter», disse citado pela Lusa, em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros.

Dívida: Portugal volta aos mercados quarta-feira...

...depois de juros terem baixado no último leilão

Recorde-se que o Tesouro português colocou quarta-feira obrigações a dez anos com uma taxa de juro de 6,716%, inferior à da emissão anterior, que atingiu os 6,806%, tendo tido uma procura 3,2 vezes superior à da oferta.

Explicando que o Governo «tem uma estratégia de diversificação na colocação de dívida pública» - uma estratégia que «tem dado bons resultados» -, Pedro Silva Pereira esclareceu que essa opção não exclui «o recurso ao mercado».

China diz que teve «papel positivo» nos leilões...

...em Portugal, Espanha e Itália

«Pelo contrário. E portanto manteremos essa estratégia de recurso ao mercado, onde Portugal continua a ter capacidade de assegurar o seu financiamento mas também de diversificação através de contratualização de colocação de dívida», enfatizou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados