Durão e Rompuy querem reunir-se o «quanto antes» com Papademos - TVI

Durão e Rompuy querem reunir-se o «quanto antes» com Papademos

Herman Van Rompuy

Bruxelas continuará a fazer tudo «para ajudar a Grécia»

Relacionados
Os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu disseram esta quinta-feira que querem debater «o quanto antes» os «assuntos urgentes» da agenda comum das instituições da UE e da Grécia com o novo primeiro-ministro grego.

Numa carta conjunta, divulgada esta quinta-feira, José Manuel Durão Barroso e Herman van Rompuy reiteraram que as instituições «continuarão a fazer tudo ao seu alcance para ajudar a Grécia», mas o país «tem também de fazer tudo para se ajudar a si mesmo».

«O acordo de formação de um Governo de unidade abre um novo capítulo na Grécia», notaram os dois responsáveis, que advertiram para a necessidade da rápida conclusão do segundo programa de ajuda financeira externa ao país, como acordado na cimeira dos 27 no mês de Outubro.

É importante para o novo Governo grego enviar uma «forte mensagem interpartidária e de confiança» aos parceiros europeus, que demonstre o empenhamento «em fazer o que é necessário» para ajustar as contas gregas, disseram.

«A consolidação orçamental deve surgir acompanhada das reformas estruturais necessárias para transformar o potencial de crescimento da Grécia e gerar os empregos que o povo tão urgentemente necessita», prosseguiram.

O novo primeiro-ministro indigitado da Grécia, Lucas Papademos, defendeu hoje a presença do país na zona euro e disse que os «enormes» problemas gregos só se resolvem com cooperação entre os partidos políticos.

«A economia grega enfrenta enormes problemas, apesar dos enormes esforços feitos. A Grécia está num cruzamento decisivo», disse Papademos nas primeiras declarações aos jornalistas depois de ter sido nomeado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados