Mais de 70% dos portugueses com dificuldades em pagar contas - TVI

Mais de 70% dos portugueses com dificuldades em pagar contas

  • tvi24
  • Paula Gonçalves Martins
  • 30 jan 2013, 20:08
Euro (foto Reuters)

É das maiores percentagens da UE. Pior só a Bulgária e a Grécia

Cerca de 72% dos portugueses têm dificuldades em pagar as contas no fim do mês, conclui um estudo da TNS, divulgado esta quarta-feira.

O estudo, baseado nos dados do Eurobarómetro para a Comissão Europeia, revela ainda que esta é das percentagens mais elevadas da União, onde em média, estas dificuldades afetam apenas 41% dos cidadãos. Mesmo assim, a média europeia subiu três pontos desde 2009, primeiro ano em que se sentiram os efeitos da crise internacional.

No relatório, só a Bulgária e Grécia, com 73 e 89% das pessoas em dificuldades, respetivamente, aparecem pior que Portugal. No caso da Grécia, o país mais fortemente afetado pela crise da dívida, que está há vários anos em recessão, o número de cidadãos que não conseguem pagar as contas disparou 26 pontos percentuais desde 2009. Nesse ano, apenas 63% dos gregos se queixavam destas dificuldades.

Sem surpresa, no topo da lista das dificuldades aparecem os países que pediram ajuda externa: além da Grécia e de Portugal, Chipre (com 68% das pessoas a reportarem dificuldades em pagar as contas), Irlanda (com 59%) e Espanha (com 46%). A Bulgária e a Itália são os dois países que também aparecem nos lugares cimeiros da lista, apesar de não terem pedido auxílio externo.

Mas há também países onde estas dificuldades são mais raras. Por exemplo, na Suécia, afeta apenas 10% das pessoas. Na Holanda são 22%, na Alemanha 23%, no Reino Unido 31% e na Áustria 32%. Este último registou mesmo a melhor evolução desde 2009, com a percentagem de famílias em dificuldades a cair 12 pontos, de 44 para os atuais 32%.
Continue a ler esta notícia