Juncker aplaude «duras» medidas de austeridade - TVI

Juncker aplaude «duras» medidas de austeridade

Jean-Claude Juncker, Durão Barroso e Jan-Peter Balkenende

Presidente do Eurogrupo manifesta «satisfação» por medidas «sérias» e diz que política levada a cabo pelo Governo português é «muito credível»

Relacionados
O presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, manifestou esta quinta-feira, em Bruxelas a sua «satisfação» pelas medidas de austeridade tomadas pelo Governo português, considerando-as «duras» e «sérias».

As medidas «anunciadas pelo Governo português ontem à noite são duras, são sérias, e a política levada a cabo pelo Governo português é muito credível», disse Juncker, que também é chefe do governo do Luxemburgo, à entrada de uma reunião dos ministros das Finanças dos países membros da Zona Euro.

O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, vai informar esta quinta-feira os parceiros de Portugal na Zona Euro sobre as medidas de austeridade que o Governo conta tomar em 2011.

«Nós estamos satisfeitos que o Governo português tenha tomado as medidas que tomou ontem», sublinhou o presidente do Eurogrupo.

A reunião desta manhã dos responsáveis pelas Finanças dos países da Zona Euro será alargada esta tarde aos da União Europeia, um encontro «informal» que termina sexta feira.

O Governo anunciou quarta-feira as grandes linhas do projecto de Orçamento para 2011 que inclui um pacote de medidas como o aumento da taxa do IVA de 21 para 23 por cento, a redução da massa salarial dos trabalhadores da função pública em 5 por cento e um novo imposto sobre a banca.
Continue a ler esta notícia

Relacionados