Grécia já recebeu primeira tranche dos parceiros europeus - TVI

Grécia já recebeu primeira tranche dos parceiros europeus

Grécia

Banco da Grécia já recebeu na semana passada primeira tranche do FMI de 5,5 mil milhões de euros. Agora recebe a primeira parte cedida pela Europa

A Grécia recebeu esta terça-feira 14,5 mil milhões de euros da primeira tranche do empréstimo dos parceiros europeus, na véspera de ter de pagar 8,5 mil milhões de euros de dívida pública.

«O valor foi entregue», anunciou esta manhã um porta-voz da Comissão Europeia citado pela Lusa.

O Banco da Grécia já recebeu na semana passada a primeira tranche do FMI (Fundo Monetário Internacional), de 5,5 mil milhões de euros.

No início de Maio, os líderes dos países da zona euro aprovaram o plano de ajuda à Grécia no valor de 110 mil milhões de euros.

Do montante total, 80 mil milhões de euros ficam a cargo da zona euro e o restante à responsabilidade do FMI. Portugal empresta à Grécia 2.064 milhões de euros.

O plano de resgate então aprovado visava evitar a falência financeira da Grécia, confrontada com uma dívida superior a 300 mil milhões de euros e sem capacidade para negociar nos mercados financeiros, a cujas exigências não consegue dar resposta.

Em troca da ajuda internacional, o governo socialista de George Papandreou pôs em marcha um plano de austeridade com vista a pôr em ordem as suas contas públicas, sobretudo o défice das contas públicas, que atingiu os 14% do PIB em 2009, para três por cento em 2014.

Além de ajudar Atenas, o plano de resgate tinha por objectivo evitar que a possível falência da Grécia contagiasse Portugal ou a Espanha.

Mais recentemente foi criado um fundo especial aprovado pela União Europeia e pelo FMI para apoiar a zona euro e que pode ascender a 750 mil milhões de euros.

Na noite de segunda-feira, após a reunião dos ministros das Finanças da zona euro, Jean-Claude Juncker disse acreditar que «há boas razões parar acreditar que a Grécia está no bom caminho».
Continue a ler esta notícia