Norte: desemprego atinge máximo histórico de 12,5% - TVI

Norte: desemprego atinge máximo histórico de 12,5%

Gráfico

Valor do primeiro trimestre do ano compara com os 11,9% registados nos últimos três meses do ano passado. Pela positiva, exportações da região para a União Europeia subiram quase 6%

Relacionados
A taxa de desemprego na região Norte renovou máximos no primeiro trimestre do ano, já que atingiu os 12,5%, segundo o relatório «Norte Conjuntura», revelado esta segunda-feira.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) salienta, no mesmo documento, o novo «máximo histórico» da taxa de desemprego que comprara com os 11,9% verificados nos últimos três meses anteriores e os 10,1% em termos homólogos.

Governo revoga medidas de combate ao desemprego

Quanto à divisão por sexos, a taxa de desemprego feminina atingiu os 14,2% naquela região, enquanto a dos homens se ficou pelos 10,9%.

«Entre os desempregados da região Norte que procuram novo emprego, destaca-se o crescimento dos que são oriundos das indústrias transformadoras (+39,9%, em termos homólogos) e dos que provêm dos serviços (+22,6%, exceto comércio)», refere o relatório, citado pela agência Lusa.

Quanto aos jovens entre os 15 e os 24 anos residentes no Norte, «observou-se uma redução da taxa de desemprego, que se fixou em 22,3% (abaixo dos 23,5% do trimestre anterior)».

O salário médio praticado naquela região do país foi de 709 euros, no primeiro trimestre deste ano. O valor corresponde a «um crescimento real de 2,2% face ao período homólogo, desacelerando face ao trimestre anterior (4,7%)».

A explicação está num «menor crescimento do salário nominal e ainda de ter deixado de se observar uma inflação negativa», salientam os autores.

Exportações e hotelaria em recuperação

Já a actividade hoteleira «atravessa novamente um período favorável, com crescimentos expressivos das dormidas e dos proveitos gerados».

Nos dois primeiros meses deste ano, os indicadores referentes à actividade turística na região Norte «continuam a ser significativamente positivos», com crescimentos nas dormidas, nos proveitos totais e nos proveitos de aposento (7,5%, 5,7% e 7,6%, respectivamente).

Os autores do relatório realçam ainda que «a aprovação do candidaturas no âmbito do QREN [Quadro de Referência Estratégico Nacional] acelerou na região Norte no início do ano, com o número de projectos aprovados a crescer cerca de 27 por cento entre o final de 2009 e o final do 1º trimestre de 2010».

Automóveis e borracha marcam pontos nas exportações

Pela positiva estão também as exportações da região para a União Europeia, uma vez que cresceram 5,9% em valor. As importações continuam em terreno negativo, mas agora de apenas 3,1% em termos homólogos (contra os 18,1% do trimestre anterior).

Por sectores, o melhor desempenho vai para os automóveis (mais 51,9%, em termos homólogos), produtos de borracha (+46,4%), mobiliário e outros produtos (+43,9%). Também as máquinas e aparelhos eléctricos (+26,8%) e cortiça e suas obras (+23,5%) figuraram nas subidas.

O movimento internacional de mercadorias cresceu no Aeroporto Sá Carneiro, mas no Porto de Leixões continuou com variações negativas, «embora menos acentuadas do que no trimestre anterior».
Continue a ler esta notícia

Relacionados