Rumor em Bruxelas: Portugal resgatado em Abril - TVI

Rumor em Bruxelas: Portugal resgatado em Abril

País está «a afundar» e União Europeia já definiu um plano de ajuda para Portugal

Relacionados
É cada vez mais um dado adquirido. Portugal vai mesmo precisar de ajuda da União Europeia e do FMI. Um resgate que deverá acontecer até Abril.

O cenário ganhou força esta quinta-feira em Bruxelas, onde se acredita que «Portugal está a afundar», com dificuldades crescentes em financiar-se junto dos mercados internacionais, revela a Reuters.

«Portugal está a afundar. Não será capaz de se aguentar após o final de Março», disse fonte europeia à Reuters.

«Os mercados financeiros já se tinham dado conta da situação, mas agora a situação já foi também assimilada pelos ministros das Finanças europeus», acrescentou a mesma fonte.

A União Europeia já tem, aliás, um plano de resgate feito à medida de Portugal, faltando apenas o pedido formal do Governo.

Mas o primeiro-ministro e a sua equipa não dão sinais de desistência e têm reiterado que o país vai mesmo conseguir sair da crise pelo seu próprio pé.

O Governo, aliás, afasta quaisquer pressões externas para pedir um resgate e contra-ataca, acusando a União Europeia de apresentar uma resposta tardia aos problemas dos países.

Recentemente, o Governo português pediu «urgência» na reforma e flexibilização do Fundo Europeu de Estabilização Financeira, que deverá ser discutido na cimeira extraordinária da Zona Euro, agendada para 11 de Março.

Pouco convencidos estão os mercados que não parecem dar tréguas a Portugal. Prova disso mesmo é a escalada das taxas de juro da dívida pública nacional: os juros da dívida a 10 anos não descem dos 7,5% e os juros da dívida a cinco anos tocaram hoje um novo valor recorde.

Esta notícia surge no dia em que José Sócrates recebe, em S. Bento, o presidente do Parlamento Europeu, uma reunião onde Jerzy Buzek quis deixar uma «mensagem de solidariedade».

A Alemanha veio já esta sexta-feira mostrar a sua disponibilidade para ajudar Portugal, mas frisou que o país não está em estado de emergência.

[Notícia actualizada dia 18, às 9h, com mais informações]
Continue a ler esta notícia

Relacionados