Firewall na zona euro? Caminho da austeridade «está esgotado» - TVI

Firewall na zona euro? Caminho da austeridade «está esgotado»

Economista diz que países vão reavaliar solidez das suas estruturas de apoio em março. Tal será «contribuição essencial» para mobilizar fundos para o FMI

Relacionados
A criação de uma «barreira de proteção» («firewall») na zona euro, pedida esta segunda-feira de madrugada pelo G20, deve-se provavelmente à constatação de que o caminho da austeridade está esgotado, defendeu o economista José Reis.

Segundo o professor de Economia da Faculdade de Coimbra, a posição transmitida na reunião do México pelo grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo e pela União Europeia mostra que, «em diferentes instâncias, vão havendo vozes que se erguem e que, de alguma maneira, reconhecem isso».

O G20 considerou indispensável que um «firewall» europeu contra a crise da dívida pública na zona euro seja posto em marcha antes de atribuir mais verbas através do FMI, tendo os participantes apelado à Europa para que se comprometa a ter essa «barreira de proteção» pronta em março.

«Os países da zona euro reavaliarão a solidez das suas estruturas de apoio em março. E tal será uma contribuição essencial para mobilizar fundos para o FMI», afirmou o G20 em comunicado.

Embora considere «mais provável» que o objetivo seja mudar o caminho seguido até agora, José Reis também admite que «dada a ineficácia europeia, haja quem veja a necessidade de reforçar os mecanismos que estão no terreno».

Os líderes da União Europeia comprometeram-se, em dezembro, a decidir a forma e estrutura do seu edifício comum contra a crise da dívida pública que afeta vários países da zona euro.

Os líderes europeus reúnem-se quinta-feira em Bruxelas para, entre outras questões, debater a dimensão do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MES).
Continue a ler esta notícia

Relacionados