Parlamento Europeu quer coligação grega em poucos dias - TVI

Parlamento Europeu quer coligação grega em poucos dias

Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz

«Se país respeitar compromissos, União Europeia poderá examinar o que mais pode ser feito para resolver a crise»

Uma «coligação governamental responsável» e em poucos dias é o que pede o presidente do Parlamento Europeu à Grécia.

Martin Schulz saudou esta segunda-feira os resultados das eleições legislativas de domingo e disse esperar e espera que essa coligação honre os compromissos assumidos por Atenas junto dos seus parceiros.

As eleições mostraram «um amplo e claro apoio à manutenção da Grécia na zona euro».

Nesse sentido, Schulz fez votos para que, «nos próximos dias», seja formado um Governo de coligação que prossiga as reformas necessárias para voltar a pôr a economia e as finanças públicas gregas no caminho certo.

«Estou particularmente agradado com a declaração da Nova Democracia, no sentido de que vão honrar os compromissos que a Grécia fez à União Europeia». «Se a Grécia respeitar os seus compromissos, a União Europeia poderá examinar o que mais pode ser feito para resolver a crise», disse, segundo a Lusa.

O responsável abrindo assim a porta a um «reajustamento» da estratégia de reformas e objetivos económicos. A Europa está disposta a negociar os prazos, mas não a austeridade imposta.

O líder da conservadora ND, Antonis Samaras, vencedor das eleições legislativas na Grécia, iniciará precisamente hoje as negociações para formar Governo, previsivelmente com os socialistas do Pasok.

Para formar um Governo maioritário, uma coligação necessita de assegurar um mínimo de 151 lugares no parlamento.
Continue a ler esta notícia