Secretário-geral da OCDE vem a Portugal recomendar acordo no OE - TVI

Secretário-geral da OCDE vem a Portugal recomendar acordo no OE

Gurría vem apresentar relatório sobre a nossa economia num momento de crise política e orçamental

Relacionados
O secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) vem a Portugal já na segunda-feira. Angel Gurría vem debater apresentar o último relatório da organização sobre o a economia portuguesa, numa altura em que os problemas nas contas públicas centram as atenções.

Por isso mesmo, o responsável deverá recomendar um acordo entre o Governo e o principal partido da oposição no que toca ao Orçamento do Estado para 2011, o que não surpreenderá ninguém. Durante esta semana, a OCDE já tinha alertado para a importância de aprovar rapidamente o Orçamento do Estado para 2011.

Gurría acredita que se o executivo anunciar as medidas de corte no défice, os mercados vão acalmar e o custo de financiamento para o país vai descer.

O relatório que Gurría vem apresentar é um documento que sai a cada dois anos e que define os principais desafios das economias e sugere opções políticas para os ultrapassar. O secretário-geral vai encontrar-se com o primeiro-ministro e com Teixeira dos Santos para discutir as finanças públicas.

As metas de crescimento económico e o mercado de trabalho são assuntos que também vão estar em análise.
Continue a ler esta notícia

Relacionados